Atendimento Clínico

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem se desenvolvido muito nas últimas décadas com forte fundamentação empírica e conceitual, principalmente através dos trabalhos de Aaron Beck, Judith Beck, Albert Ellis, Donald Meichenbaum, Óscar Gonçalves, Michael Mahoney, John Bowlby entre tantos outros.

Baseia-se no princípio de que o indivíduo sofre pela interpretação que faz dos acontecimentos, e não pelos eventos em si. Envolve uma reflexão sobre estas interpretações focando-se na noção de “distorções cognitivas” como estando nas base dos transtornos mentais. Trata-se de uma abordagem ativa, diretiva e estruturada onde uma sólida relação terapêutica é condição fundamental para que seja efetiva (Rangé & Souza, 2015).

Considerada como a Terceira Geração das TCC’s, as práticas de Mindfulness passam a integrar os protocolos de tratamento a partir das pesquisas de Kabat-Zinn (1990) na Universidade de Massachussetts (UMass) com pessoas que sofriam pelo estresse. Biólogo, meditador desde a década de 70 e pesquisador, ele propôs integrar práticas de meditação baseadas em mindfulness a um programa clínico de TCC, com 8 semanas de duração.

Tal protocolo desenvolvido por ele após ser testado e validado com alguns milhares de pacientes na UMass passa a ser a matriz de tantos outros programas de 8 semanas baseados em mindfulness, direcionados a pacientes que sofrem de depressão, ansiedade, insônia, fibromialgia, compulsões e doenças clínicas como hipertensão, câncer etc.

O atendimento clínico no Espaço Terapêutico Isabel Weiss segue esta linha de trabalho, de Terceira Geração das TCC’s.A experiência clínica de mais de 30 anos aliada a uma formação consistente nas melhores e mais renomadas universidades do Brasil e do mundo, embasa o trabalho tanto individual nas sessões psicoterapêuticas como nos grupos de treinamento em mindfulness que Dra Isabel oferece. Inicialmente o paciente agenda uma sessão individual online onde seu planejamento de tratamento é desenvolvido de forma cooperativa. Esta modalidade remota de trabalho já foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia na Resolução n° 11 de 11 de maio de 2018. Para agendar um horário, entre em contato.

 

Dra. Isabel Weiss

Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP 04 10096), Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Terapias Cognitivas pela Universidade de São Paulo (USP), Certificada em Mindfulness Based Relapse Prevention (MBRP) pela University of California, San Diego School of Medicine, nos Estados Unidos e em MBRP Advanced Teacher Training pelo Centre for Addiction Treatment Studies, na Inglaterra.

Pesquisou sobre a efetividade e adaptação do programa de MBRP como adjunto ao tratamento do tabagismo promovido pelo Ministério da Saúde no Brasil. Revisora técnica da obra “Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos: um guia para o clínico”, de Bowen, Chawla & Marlatt, 2015. Ministrou mais de 30 grupos de treinamento introdutório à prática pessoal de mindfulness, um modelo que adaptou para o contexto transdiagnóstico, apresentado em seu mais recente livro “Mindfulness e Terapia Cognitivo- Comportamental”, pela Editora Manole.

Autora de vários capítulos de livros e artigos científicos nacionais e internacionais em sua área de atuação. Diretora do Espaço Terapêutico Isabel Weiss, em Juiz de Fora/MG.

 

Baixar Apresentação