A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem se desenvolvido muito nas últimas décadas com forte fundamentação empírica e conceitual, principalmente através dos trabalhos de Aaron Beck, Judith Beck, Albert Ellis, Donald Meichenbaum, Óscar Gonçalves, Michael Mahoney, John Bowlby entre tantos outros.
Baseia-se no princípio de que o indivíduo sofre pela interpretação que faz dos acontecimentos, e não pelos eventos em si. Envolve uma reflexão sobre estas interpretações focando-se na noção de “distorções cognitivas” como estando nas base dos transtornos mentais. Trata-se de uma abordagem ativa, diretiva e estruturada onde uma sólida relação terapêutica é condição fundamental para que seja efetiva (Rangé & Souza, 2015).
Considerada como a Terceira Geração das TCC’s, as práticas de Mindfulness passam a integrar os protocolos de tratamento a partir das pesquisas de Kabat-Zinn (1990) na Universidade de Massachussetts (UMass) com pessoas que sofriam pelo estresse. Biólogo, meditador desde a década de 70 e pesquisador, ele propôs integrar práticas de meditação baseadas em mindfulness a um programa clínico de TCC, com 8 semanas de duração.
Tal protocolo desenvolvido por ele após ser testado e validado com alguns milhares de pacientes na UMass passa a ser a matriz de tantos outros programas de 8 semanas baseados em mindfulness, direcionados a pacientes que sofrem de depressão, ansiedade, insônia, fibromialgia, compulsões e doenças clínicas como hipertensão, câncer etc.
O atendimento clínico no Espaço Terapêutico Isabel Weiss segue esta linha de trabalho, de Terceira Geração das TCC’s.A experiência clínica de mais de 30 anos aliada a uma formação consistente nas melhores e mais renomadas universidades do Brasil e do mundo, embasa o trabalho tanto individual nas sessões psicoterapêuticas como nos grupos de treinamento em mindfulness que Dra Isabel oferece. Inicialmente o paciente agenda uma sessão individual online onde seu planejamento de tratamento é desenvolvido de forma cooperativa. Esta modalidade remota de trabalho já foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia na Resolução n° 11 de 11 de maio de 2018. Para agendar um horário, entre em contato.
Em São Paulo disponibilizamos a oportunidade do atendimento no formato híbrido, ou seja, o paciente pode optar pelo atendimento presencial ou online.